Distrito Sant’Ana do Alfié

Distrito Santana do Alfié em São Domingos do Prata:

Berço da civilização Pratiana

História de Sant’Ana do Alfié:

No ano de 1730 os irmãos João e Alexandre dos Santos Leite chegaram por aqui à procura de terras para cultivo e mineração, sendo essas encontradas por eles na região hoje denominada Alfïé. Não satisfeitos com os lucros, os irmãos venderam as terras e Alexandre doou parte delas para Sant’Ana.

Com o decorrer do tempo, a área doada para Sant’Ana passou a ser povoada devido as minas de ouro nela existentes. Conta-se que lá havia uma balança muito precisa para pesar ouro. Tal fato fazia com que pessoas se deslocassem de longe a fim de usarem tal balança. Quando negociantes tinham dúvida na pesagem, logo diziam “vamos ao fiel”, cuja expressão, à medida do uso, tornou-se “alfié’. Outra versão para o nome do distrito é que o ouro lá extraído era de excelente qualidade, portanto, fiel.  E, dessa forma; o ouro fiel era pronunciado como “alfié”.

Sant’Ana do Alfié, devido ao seu relevo montanhoso, é um lugar de clima frio. Lá encontram-se construções em estilo barroco constatadas na Igreja Matriz e em seus casarões que assemelham-se aos de Ouro Preto.

Também merecem destaque a belíssima cachoeira, a grandiosa e a tão conhecida Pedra da Baleia, sempre visitada por turistas e pelos praticantes de vôo livre.

Os moradores daquela comunidade portam grande religiosidade. Tal fato pode ser constatado, principalmente, por meio dos numerosos fiéis que vão à Cruz do Jambreiro para pagarem promessas.

E assim, naquela localidade situada entre serras, os alfienses fizeram e fazem sua História. E por fazê-la, sempre preservando o passado, hoje encontra-se em fase de estudo a possibilidade de ser Sant’Ana do Alfié tombada como um dos patrimônios do município de São Domingos do Prata.


Nome das ruas:

Rua Monsenhor Lellis / Rua Maria Teodora Fraga / Rua Antônio Martins de Assis / Rua Cristiano Morais / Rua Olindo Vasconcelos / Rua Regina Pimentel / Rua Joaquim Gomes / Rua Nova / Rua do Rosário / Rua Boa Vista / Rua do Beco

Nome dos bairros:

Bairro Santa Cruz


Fotos de Santana do Alfié:

Voltar para a lista dos distritos e povados de São Domingos do Prata.

Comente utilizando o Facebook...

4 Comments

  1. José Crispim da Rocha
    sábado 11 janeiro 2014, 12:53 am

    Sinto saudades dessa terra querida, morei aí entre os meus dois anos até 10 . Lembro muito da minha primeira professora D. Lalá (Corina Luzia de Moraes) e depois já no segundo ano e terceiro da D, Maria Assunção Coura. Foi com elas que aprendi a ler, isso ocorreu nos anos 1957,1958 e 1959, A Igreja Matriz também foi marcante, tinhamos missa uma vez por mês celebrada pelo Padre José Índio. Dos amigos me recordo nomes do Alírio, Evandro, Geraldo irmão do Nonoca,Nonô do Santos e José do Seu Alberto ou Euberberto. Recordo ainda de uma professora chamada Maria de Otávio. Moramos em uma fazenda aí bem pertinho chamada Fazenda do Engenho. Um abraço a todos.

  2. Santan do Alfié, desde criança visitando este lugar de pessoas com o coração do tamanho do mundo, de pessoas sempre a agradar. Sou de SP, afilhado do Padre Euclides filho deste terra. Estivemos ai em Janeiro deste ano(2014). Sempre muito atenciosos, lugar muito bom.

  3. Quanta saudades da minha terra , um dia voltarei , lembracas a todos mireli

  4. Marcia , Mariza, tia Taninha , todos os meus primos, tio zé, tio zil, que saudades Andreia de ze lino bjs mireli

...ou deixe seu comentário abaixo